Tem sim! Isso mesmo, a gasolina tem prazo de validade assim como diversos outros componentes químicos para automóveis. Apesar de não existir um prazo determinado pelos fabricantes, é recomendado o período de três meses para que a gasolina seja usada com segurança e eficiência. Esse prazo máximo é estabelecido principalmente por conta dos diversos contratempos que podem desgastar e até alterar a qualidade da gasolina, como a temperatura elevada, o contato com metais ou a falta de controle sobre as condições de armazenamento.
Por outro lado, essa regra não é a mesma para os postos de gasolina. A ANP (Agência Nacional do Petróleo) estabelece um período de validade para combustíveis a partir de um teste chamado “período de indução”, ou seja, um período em que o combustível resiste à indução de oxigênio. Com a comprovação desse teste, a gasolina pode ficar estocada até 6 meses em postos de combustíveis, pois são locais que já são preparados para receber esse tipo de componente químico, portanto, podem estocar gasolina por mais tempo.
Mas, vale ressaltar que a gasolina dentro do tanque do carro tem um prazo de validade diferente, ele continua no máximo 3 meses. Isso acontece porque quando o combustível entra em contato com o oxigênio e com o calor, sua vida útil reduz.
Por isso, o ideal é utilizar sempre a gasolina dentro do período de três meses para que ela não perca a sua qualidade e a sua eficiência. Após esse período, a gasolina passa por um processo de oxidação e pode até mesmo sofrer contaminação por outras substâncias e impurezas que ficam dentro do tanque de combustível. Ou seja, infelizmente, armazenar combustível ou deixar a gasolina dentro do tanque por muito tempo não é uma das melhores opções para os motoristas. Ao passar dos 3 meses de validade, existem problemas que podem acontecer com o seu veículo. Confira abaixo alguns e saiba escolher o melhor para o seu carro e para o seu bolso:
- O carro “engasga” ou dá soquinhos quando acelera;
- Demora nas arrancadas ou para dar partida;
- Traz problemas para a bomba de combustível, filtro e bico injetor;
- Gera impurezas no tanque, nas tubulações, nos injetores ou carburadores;
- Causa maior consumo de gasolina;
- Diminui a potência do motor;
- E resulta em mais gastos com manutenção.
Já deu para notar que a melhor alternativa, sem dúvida, é evitar o estoque de combustível, concorda? E se você não costuma utilizar com frequência o seu carro ou moto, o ideal é não deixar o tanque cheio, beleza? Além de ser eficiente para o seu veículo, o seu bolso também agradece!