Abastecer com álcool ou gasolina: se você tem um carro flex, com certeza já deve ter pensado sobre essa questão, não é mesmo? Afinal, essa dúvida está presente na vida de muitos motoristas há muitos anos. Mais especificamente desde o fim dos anos 70, quando o derivado de petróleo, em plena crise, encontrou um rival de peso saído dos canaviais, hoje chamado etanol.
Mas qual deles é o mais vantajoso? A gasolina segue sendo uma opção mesmo com as crescentes recentes? Foi pensando em te ajudar, que o informativo do Posto Puppi reuniu essas e outras respostas para você. Boa leitura!
Principais diferenças entre álcool e gasolina
Em linhas gerais, é possível afirmar que a principal diferença entre esses combustíveis é a eficiência energética. Isso porque o álcool (etanol), energeticamente falando, rende menos do que o derivado de petróleo (gasolina).
Em média, o seu rendimento é cerca de 30% inferior, o que gera uma diferença notável no bolso do consumidor. Mas atenção: isso pode ocorrer para mais ou para menos. Já que tudo depende do valor do litro de cada combustível aí na sua cidade.
Historicamente falando, os carros a álcool sempre gastaram mais que os movidos por gasolina. Nos anos 80 e 90, eles tinham motores diferentes. Sendo que isso mudou apenas em 2003, quando surgiu a tecnologia flex.
Origem
Outra grande distinção entre eles se dá na origem desses combustíveis. Enquanto a gasolina vem do petróleo, o álcool, por sua vez, é de origem vegetal, proveniente de recursos renováveis, como a cana-de-açúcar.
Álcool ou gasolina: qual a melhor escolha?
Com tudo o que foi visto até aqui, é possível afirmar que o etanol geralmente tem o preço por litro menor que o da gasolina. Mas, por conta da diferença de rendimento dos combustíveis, isso não quer dizer que completar o tanque com álcool seja, financeiramente, a melhor opção. Para saber qual deles terá o melhor custo-benefício, é necessário fazer um cálculo que envolve alguns fatores.
De acordo com um padrão estabelecido já há alguns anos, o litro do etanol rende, em média, 70% da mesma quantidade de gasolina. Sendo assim, você deve multiplicar o preço do litro da gasolina por 0,7. Se o resultado for inferior ao preço do litro do álcool, valeria a pena abastecer com gasolina. Caso seja maior, então a opção mais barata seria o álcool.
Será mesmo?
A fórmula usada para calcular o combustível mais vantajoso é um tanto quanto polêmica. Isso porque existem divergências quanto ao rendimento de 70% do álcool em relação à gasolina. Segundo estudos como o realizado pelo Instituto Mauá de Tecnologia, com 20 veículos de quatro categorias diferentes, esse número variou entre 70,7% e 75,4%.
Isso acontece porque os cálculos anteriores, utilizados pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem, do Inmetro, levam em conta a gasolina com 22% de etanol de anidro em sua composição. Enquanto, atualmente, a quantia presente é de 27% na gasolina comum e 25% na premium. Além disso, os motores e os próprios combustíveis evoluíram ao longo do tempo, o que impacta nessa conta.
E aí, álcool ou gasolina? Não importa qual seja a sua escolha, abasteça no Posto Puppi!