Que a gasolina adulterada pode oferecer diversos riscos para o seu veículo, disso você já sabe. Mas você sabe ao certo quais são esses riscos e de que forma eles podem afetar o funcionamento do seu carro?
Se sua resposta foi “não”, então você está no lugar certo. Hoje, no Informativo Puppi News você irá conhecer 3 dos piores riscos que a gasolina adulterada pode oferecer para o seu veículo. Boa leitura!
O que é a gasolina adulterada?
A gasolina adulterada, conhecida também como “gasolina batizada” nada mais é do que o combustível que foi acrescido de qualquer matéria irregular em sua composição. Em muitos casos, essa adição é feita com o objetivo de aumentar o volume de combustível, e assim obter mais lucro com a sua venda.
De acordo com o CNP (Conselho Nacional do Petróleo), nos dias de hoje, o recomendado é que a concentração de álcool na gasolina deve esteja entre 18% e 24%. Enquanto a gasolina padrão tem uma densidade entre 0,72 g/cm³ e 0,75 g/cm³, a gasolina adulterada apresenta, em geral, uma densidade menor, devido à adição de compostos orgânicos menos densos.
3 riscos que a gasolina adulterada pode oferecer para o seu veículo
1. Perda de potência no motor
Um dos riscos mais comuns que a gasolina adulterada pode oferecer é a perda de potência no motor. Nesse tipo de situação, é comum que o carro comece a apresentar certa lentidão, perder a marcha-lenta ou até mesmo comece a engastar.
Em veículos com injeção eletrônica, é comum que surjam avisos no painel, como luz amarela e símbolo de motor. Caso isso esteja acontecendo com o seu carro, busque uma oficina o quanto antes para resolver o problema.
2. Aumento do consumo
Parece um pouco controverso que a gasolina feita para vender mais acabe aumentando o consumo do seu carro, não é mesmo? Mas esse é um dos riscos que ela oferece, já que ela interfere diretamente no rendimento do combustível. Em carros flex, esse sintoma costuma ser mais leve.
3. Desgaste de peças
O desgaste de peças já acontece normalmente com o uso normal do veículo. No entanto, quando você passa a abastecer seu carro com gasolina aditivada, é comum que esse desgaste aconteça de forma mais acelerada.
A gasolina adulterada causa o desgaste de peças como mangueiras, bombas de combustível, catalisadores, tanques e filtros do veículo, o que pode levar a diversos problemas, como a corrosão do sistema de injeção eletrônica, responsável por injetar a quantidade exata de combustível nos cilindros para o motor funcionar, evitando desperdício.
Como você pôde ver até aqui, abastecer o carro com gasolina adulterada não traz nenhum benefício a curto, médio ou longo prazo. Muito pelo contrário, pode acabar fazendo com que você gaste muito mais.
Por isso, certifique-se sempre de abastecer em um posto de confiança, como a Rede Puppi!